INVASÃOPolícia Federal investiga ataque hacker que disparou alerta falso da Defesa Civil

publicidade

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão subordinado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), comunicou que solicitou à Polícia Federal a abertura de uma investigação para apurar a origem e o alcance do ataque cibernético responsável pelo envio de uma notificação falsa a diversas localidades do território nacional.

Segundo as autoridades, a hipótese principal é de que o incidente tenha sido provocado por uma invasão hacker orquestrada. Como medida preventiva, a plataforma de disparo de mensagens do sistema Defesa Civil Alerta foi desativada temporariamente. A secretaria informou, em comunicado oficial, que está empenhada em restabelecer o funcionamento do sistema o mais rapidamente possível, assim que todas as garantias de segurança forem reestabelecidas.

O alarme falso ocorreu por volta de 1h30 da madrugada, quando os celulares da população receberam um alerta sonoro classificado como de “perigo extremo” — categoria geralmente utilizada para comunicar desastres naturais eminentes. Além de uma sirene de alto volume, a mensagem textual exibia apenas o termo “misantropia”, que significa repulsa ou ódio à humanidade.

O sistema de alertas da Defesa Civil foi projetado para notificar a população sobre riscos reais de catástrofes, como enchentes ou tempestades severas, em áreas sob ameaça iminente. Em setembro do ano passado, foram conduzidos testes durante a fase de implantação da ferramenta.

Para receber as notificações, não é exigido qualquer cadastro prévio. Os alertas são transmitidos com base na cobertura do sinal de telefonia móvel para aparelhos compatíveis com redes 4G e 5G. O alerta extremo representa o nível mais crítico de emergência e, por isso, o alarme é acionado mesmo que o dispositivo esteja configurado no modo silencioso.

Fonte: A Gazeta do Acre

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe

publicidade