MEIO AMBIENTEGoverno de SC lança sistema de informações sobre logística reversa

publicidade

O Governo de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira, dia 17, em Florianópolis, o Sistema Estadual de Informações sobre Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo. A ferramenta é considerada um avanço significativo para a implantação da logística reversa no estado e consolida a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em território catarinense.

O novo sistema permite o envio eletrônico de dados, o acompanhamento das metas estabelecidas para reciclagem e a rastreabilidade dos resíduos ao longo de toda a cadeia produtiva. O secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, detalhou o funcionamento da plataforma, destacando a facilidade de uso e a transparência dos processos.

Além do monitoramento, a plataforma também servirá como base para a elaboração de diagnósticos sobre o setor de resíduos. O presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Josevan Carmo da Cruz Junior, enfatizou a relevância da ferramenta para a gestão ambiental, permitindo uma visão mais precisa da situação atual.

O gerente de Resíduos e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna, explicou que o objetivo é expandir a coleta seletiva e a reciclagem no estado. Segundo ele, o sistema será um importante aliado para aumentar a eficiência e o alcance das políticas de resíduos.

O técnico da Gerência de Resíduos do IMA, Israel Fernandes de Aquino, afirmou que a iniciativa possibilitará o progresso em políticas públicas ambientais em Santa Catarina. Ele destacou que a rastreabilidade proporcionada pelo sistema é fundamental para a tomada de decisões.

Durante o evento, os representantes da mesa de abertura realizaram a assinatura simbólica da Portaria Conjunta que regulamenta a operação do sistema no estado, formalizando o início das atividades da plataforma. A reportagem é de Marcos Lampert.

Fonte: Governo de SC

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe

publicidade