O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que também é pré-candidato à Presidência da República, formalizou sua inscrição para participar de uma audiência pública convocada pelo governo dos Estados Unidos. O evento está agendado para o dia 6 de julho e discutirá a imposição de uma tarifa extra de 25% sobre mercadorias brasileiras.
Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que pretende defender os interesses nacionais e evitar que as empresas do país sofram com novas taxações. Ele criticou a postura do atual governo, acusando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não agir para impedir a medida. Segundo Flávio, o chefe do Executivo estaria apostando que o desgaste econômico poderia beneficiá-lo nas eleições de outubro, mesmo que isso prejudique o setor produtivo.
A proposta de tarifa foi apresentada pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) no último dia 2 de junho. O órgão concluiu uma investigação que apontou práticas brasileiras consideradas danosas ao comércio americano. Antes de uma decisão final do presidente Donald Trump, o tema passará por consultas públicas.
De acordo com o relatório, o governo norte-americano entende que algumas políticas adotadas pelo Brasil seriam “irrazoáveis ou discriminatórias”, restringindo o acesso de produtos dos EUA ao mercado brasileiro. A apuração foi feita com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, ferramenta utilizada por Washington para examinar condutas comerciais de outras nações.
A participação de Flávio Bolsonaro na audiência ocorre em meio ao período eleitoral brasileiro, no qual ele busca se consolidar como alternativa ao atual chefe do Executivo. O senador tem usado o episódio para criticar a gestão de Lula e se apresentar como defensor da economia nacional.
Fonte: Diário do Brasil Notícias























