POLÍTICAFrente parlamentar na Alesc vai fortalecer relações com a Polônia

publicidade

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) instituiu na tarde desta terça-feira (23) a Frente Parlamentar Santa Catarina-Polônia. Proposta e liderada pelo deputado Ivan Naatz (PL), a iniciativa busca promover e expandir as relações bilaterais entre o estado catarinense e o país europeu, abrangendo áreas como economia, sociedade, cultura e educação. O lançamento ocorreu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright e contou com a presença de integrantes da Embaixada da Polônia no Brasil, prefeitos de cidades catarinenses com vínculos histórico-culturais com a Polônia, além de associações dedicadas à cultura polonesa.

Da Alesc, estiveram presentes os deputados Antídio Lunelli (MDB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Maurício Eskudlark (PL), este último de ascendência polonesa. Segundo Naatz, a criação da frente é um reconhecimento à relevância da imigração polonesa em Santa Catarina. “A Alesc tem estimulado intercâmbios com as comunidades mais tradicionais de nossa história. E a comunidade polonesa tem uma participação expressiva em nossa história. Temos poloneses no Sul, em Brusque, no Planalto Norte. E eles preservam suas tradições e se orgulham muito disso”, afirmou o parlamentar.

Naatz também acredita que a frente pode contribuir para fomentar o intercâmbio cultural, educacional e comercial entre o estado e o país. “A Polônia é um dos países que mais cresce no mundo e certamente tem muito a nos oferecer em oportunidades. Santa Catarina é esse estado que tem portas abertas ao mundo, e essa frente é uma grande oportunidade para estreitarmos esses laços”, completou. O cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Wojciech Baczyński, destacou que a frente da Alesc pode ajudar a impulsionar as relações comerciais bilaterais, especialmente após a recente aprovação do acordo para eliminar a bitributação entre Brasil e Polônia.

“Agradecemos ao deputado e à Assembleia pela iniciativa”, disse. “Precisamos aumentar o comércio, e o apoio político é muito importante. Temos 15 empresas polonesas que investem no Brasil, mas não temos empresas brasileiras lá. As empresas catarinenses são muito bem-vindas na Polônia.” O evento de lançamento contou com apresentações culturais do Coral Polonês de Massaranduba e do Grupo de Dança Folclórica de São Bento do Sul. Participaram também o desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC); a presidente da Comissão de Direito e Relações Internacionais da OAB-SC, Débora Pinter; o representante da Câmara de Comércio Brasil-Polônia, Marco Aurélio Viliczinski; e o conselheiro da Embaixada da Polônia Maciej Brodowicz.

Além de Ivan Naatz, integram a frente parlamentar os deputados Mário Motta (PSD), Fabiano da Luz (PT), Volnei Weber (MDB) e Sargento Lima (PL).

Fonte: Assembleia SC

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe

publicidade