O governador Jorginho Mello anunciou nesta quarta-feira (24) a publicação do edital de licitação para as obras do primeiro lote da VIAMAR, considerada a maior rodovia já construída em Santa Catarina. A via conectará a Grande Florianópolis ao Norte do estado.
Com investimento estimado em R$ 2,2 bilhões, o segmento inicial terá 25,7 quilômetros de extensão, ligando a SC-486, em Itajaí, à SC-414, entre Luiz Alves e Navegantes. O trajeto incluirá quatro pontes, quatro viadutos e três estruturas de contenção, cruzando a BR-470 e a SC-412 (Rodovia Jorge Lacerda).
No total, a VIAMAR terá 145 quilômetros, conectando o Contorno Viário da Grande Florianópolis a Joinville. A rodovia será composta por três pistas em cada sentido e permitirá velocidade máxima de 120 km/h.
O governador Jorginho Mello explicou que a ideia é que o Estado execute o primeiro lote, enquanto os demais trechos serão viabilizados por meio de uma parceria público-privada (PPP). A vice-governadora Marilisa Boehm classificou a obra como um marco histórico para Santa Catarina.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, detalhou os próximos passos para o início da construção. O presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e prefeito de Itajaí, Robison Coelho, celebrou o fato de a obra começar pela região.
O investimento total da obra deve superar os R$ 7 bilhões. A reportagem é de Marcos Lampert.
Fonte: Governo de SC















