A Costa do Marfim fez história ao garantir pela primeira vez uma vaga no mata-mata da Copa do Mundo. A vitória por 2 a 0 sobre Curaçao, nesta quinta-feira, na Filadélfia, assegurou o segundo lugar do Grupo E. O próximo desafio será contra o segundo colocado do Grupo I, que atualmente seria a Noruega, mas o adversário só será definido após o jogo entre Noruega e França, na sexta.
Em três participações anteriores em Copas (2006, 2010 e 2014), a Costa do Marfim nunca havia superado a fase de grupos, mesmo contando com astros como Didier Drogba e Yaya Touré. Após ficar de fora das edições de 2018 e 2022, a classificação inédita chega coroando uma campanha consistente.
Já Curaçao, que fazia sua estreia em Mundiais, se despede do torneio. A equipe caribenha conquistou um ponto histórico contra o Equador (0 a 0), mas acumulou duas derrotas: 7 a 1 para a Alemanha e agora 2 a 0 para a Costa do Marfim. Mesmo com o empate heroico, a campanha não foi suficiente para avançar.
O jogo começou favorável aos africanos. Aos seis minutos, Diamonde, que ganhou notoriedade por uma carta aberta à irmã falecida, aproveitou um erro da defesa de Curaçao e rolou para Nicolas Pépé, que abriu o placar. No segundo tempo, Sangaré encontrou espaço na retaguarda adversária e fez um passe preciso para Pépé marcar novamente, selando a vitória.
Com três pontos na estreia (vitória sobre o Equador) e uma derrota para a Alemanha, a Costa do Marfim entrou em campo precisando ao menos de um empate. A atuação decisiva de Pépé garantiu a classificação sem sustos.
Fonte: O GLOBO





















