A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu na noite de quinta-feira (25) uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional do Yoga. A cerimônia, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), contou com a presença do embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, além de autoridades, profissionais e praticantes da modalidade, com o objetivo de homenagear pessoas e instituições que atuam na divulgação do yoga, do ayurveda e das práticas integrativas de saúde.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 com o apoio de 175 países, o Dia Internacional do Yoga visa difundir a prática como ferramenta para o desenvolvimento humano, a promoção da saúde e a paz. Em Santa Catarina, o yoga integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O deputado Padre Pedro, autor da proposta da sessão, ressaltou a relevância do reconhecimento institucional ao yoga e o papel das práticas integrativas na saúde integral. “Em Santa Catarina instituímos, por meio de lei, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, e o yoga faz parte delas. A presença do embaixador na Assembleia Legislativa é fundamental, pois dá sustentação e garante que essas práticas sejam implementadas nos municípios e pelo Estado no sistema de saúde”, afirmou. O parlamentar também enfatizou os benefícios da modalidade: “O yoga trabalha a pessoa em sua totalidade. É uma prática altamente positiva que auxilia na concentração, na orientação e na compreensão, o que é extremamente importante”.
O embaixador Dinesh Bhatia agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento catarinense e reforçou a importância da disseminação do yoga. “O yoga é uma prática milenar. Em todo o mundo, as pessoas praticam yoga para o bem-estar e para melhorar a saúde. É importante que possamos compartilhar esse conhecimento da Índia com nossos parceiros, como o Brasil”, declarou. O diplomata também mencionou as atividades realizadas ao longo do mês em alusão ao Dia Internacional do Yoga, comemorado em 21 de junho. “Hoje estamos praticando yoga na Assembleia para difundir essa prática e esse conhecimento para o bem-estar da população de Santa Catarina.” Sobre a homenagem recebida, Bhatia afirmou que o reconhecimento simboliza o apoio das lideranças catarinenses às relações entre Brasil e Índia. “Quando isso ocorre na Assembleia, significa que a liderança do Estado está ao nosso lado. É um sinal muito importante para a Índia, para a Embaixada e para mim pessoalmente.”
Confira a lista de homenageados: Embaixada da Índia no Brasil, representada pelo embaixador Dinesh Bhatia – pelo fortalecimento das relações entre Índia e Brasil e apoio às comunidades e profissionais do yoga e ayurveda; Dinesh Bhatia, embaixador da Índia no Brasil; Siuzete Vandresen Baumann, prefeita de Santa Rosa de Lima – pelo fortalecimento das práticas integrativas e complementares em saúde; Anupam Kishore, diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda – pela divulgação do yoga, ayurveda e cultura indiana; Pastoral da Saúde da Regional Sul 4 da CNBB, representada por Helena Mozena Bertoldi – pela difusão das práticas integrativas e complementares em saúde; Noeli de Oliveira Toledo, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur) – pelo fortalecimento e difusão do ayurveda no Brasil; Andrea Porto Ferreira, coordenadora do Grupo de Trabalho do Yoga no Fórum das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – pela promoção e fortalecimento do yoga; Maria Santana Alves, diretora do Espaço Criativo de Tubarão – pela promoção e fortalecimento do yoga; Alésio dos Passos Santos – pelo cultivo de plantas medicinais; Álvaro Otávio Ribeiro da Silva; Amalha Iatarola Furtado; Anand Nirgun; Camila Reitz; Christiane Ceron; Ciliane Bedin; Marcos Rosso Alves; Sahil Singh; Tassiana Gemelli; Vanessa Santetti.
Ainda durante o dia, a Comissão de Saúde da Alesc realizou o Seminário de Yoga no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, em referência ao Dia Internacional do Yoga. A iniciativa, também proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera, reuniu praticantes, pesquisadores, profissionais e interessados na cultura indiana para debater o papel do yoga e do ayurveda na promoção da saúde, bem-estar e autoconhecimento. A programação incluiu palestras, debates, apresentações culturais e uma aula prática de yoga, com a participação de representantes da Embaixada da Índia no Brasil, especialistas nacionais e internacionais e integrantes de instituições ligadas à difusão do yoga e do ayurveda. O evento foi promovido pela Embaixada da Índia no Brasil, pelo Centro Cultural Swami Vivekananda, pelo gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação de Ayurveda (Conayur), com apoio de entidades parceiras.
O diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda e segundo secretário para Política Comercial da Embaixada da Índia, Anupam Kishore, lembrou que esta é a 12ª edição do Dia Internacional do Yoga e destacou que a prática deve ser incorporada ao cotidiano. “O tema deste ano é envelhecer com saúde. A essência do yoga é a união do corpo, mente e espírito. Em uma época em que as pessoas convivem com estresse, ansiedade e os desafios do envelhecimento, é importante parar, respirar e olhar para si mesmo para manter a saúde”, afirmou. Segundo ele, a prática regular pode contribuir para uma vida mais saudável. “É importante integrar o yoga durante os 365 dias do ano para que as pessoas possam envelhecer com saúde.”
Para a presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur), Noeli de Oliveira Toledo, a realização do evento no Parlamento fortalece a valorização das práticas integrativas no âmbito das políticas públicas. “Quando as casas legislativas se abrem para um tema como esse, é algo grandioso. O yoga e o ayurveda fazem”
Fonte: Assembleia SC



















