POLÍTICAComissão mista do El Niño ouve secretário da Defesa Civil nesta quinta

publicidade

A comissão mista criada pela Assembleia Legislativa para acompanhar as ações preventivas contra o El Niño vai receber nesta quinta-feira (25), às 15h, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza. O encontro foi definido durante a reunião de instalação do grupo, realizada nesta semana, e confirmado pelo deputado Alex Brasil (PL), eleito presidente do colegiado.

O principal objetivo é obter informações sobre as medidas que o governo estadual está adotando para minimizar os impactos de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e enxurradas, que meteorologistas apontam como prováveis devido à previsão de chuvas intensas nos próximos meses. A comissão é composta por sete deputados de diferentes comissões permanentes, todas com atribuições relacionadas ao tema dos eventos extremos que o El Niño pode provocar em Santa Catarina.

Alex Brasil foi eleito presidente da comissão na sessão de instalação realizada na segunda-feira (22). O deputado Sérgio Guimarães (União) é o vice-presidente, e o deputado Matheus Cadorin (Novo) foi escolhido relator. Também integram o colegiado os deputados Volnei Weber (MDB), Napoleão Bernardes (PSD), Marquito (Psol) e Camilo Martins (PL).

Durante a reunião de instalação, Sérgio Guimarães criticou a baixa participação de prefeitos em um encontro da Bancada da Grande Florianópolis que discutiu as necessidades dos municípios em relação à Defesa Civil. “Vieram somente nove e dois mandaram representantes dos 22 municípios da região, mas todos deveriam estar presentes”, lamentou.

Alex Brasil adiantou ainda que uma das propostas a ser apresentada ao secretário é a criação de um fundo emergencial que permita socorrer rapidamente, sem burocracia, os prefeitos de cidades atingidas por qualquer fenômeno climático, garantindo assistência imediata à população.

Fonte: Assembleia SC

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe

publicidade