A Secretaria de Saúde de Araranguá foi a anfitriã, na sexta-feira (26), da Conferência Regional de Saúde da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). O evento ocorreu no Centro Multiuso e contou com a presença de representantes das 15 cidades que compõem a associação, marcando um momento de interlocução, engajamento social e aprimoramento das políticas públicas na área da saúde.
A conferência regional integra o calendário de eventos do Sistema Único de Saúde (SUS), que se inicia com as conferências municipais, passa pela etapa regional, segue para a fase estadual e culmina na Conferência Nacional de Saúde. Esse percurso assegura que as demandas elaboradas nos municípios sejam analisadas e ajudem a orientar o planejamento das ações de saúde em todos os níveis de governo.
Apesar de cada cidade realizar sua própria conferência, com propostas adaptadas à sua realidade, a etapa regional permite unificar esses debates, reforçando o planejamento conjunto e a colaboração entre os municípios da AMESC. Ao término dessa fase, as sugestões aprovadas serão enviadas à Conferência Estadual de Saúde.
Durante o encontro, usuários dos serviços de saúde, profissionais da área, gestores, membros de conselhos e representantes da sociedade civil discutiram os eixos temáticos da conferência. O evento reiterou o valor da gestão participativa, do controle social e do fortalecimento do SUS.
Ao sediar a Conferência Regional, Araranguá evidencia sua liderança na região e seu empenho na elaboração conjunta de um sistema de saúde público mais acessível, eficaz e integrado. A iniciativa também fomenta o diálogo intermunicipal e contribui para o aperfeiçoamento da Rede de Atenção à Saúde.
Fonte: Pref. de Araranguá






















