O governador Jorginho Mello anunciou nesta quarta-feira, 24, o lançamento do edital de licitação para as obras do primeiro lote da VIAMAR, considerada a maior obra rodoviária da história de Santa Catarina. A rodovia vai conectar a Grande Florianópolis ao Norte do estado.
O investimento previsto para o trecho inicial é de R$ 2,2 bilhões. Ele terá 25,7 quilômetros de extensão, ligando a SC-486, em Itajaí, à SC-414, entre Luiz Alves e Navegantes. O segmento incluirá quatro pontes, quatro viadutos e três estruturas de contenção, atravessando a BR-470 e a SC-412 (Rodovia Jorge Lacerda).
A VIAMAR completa terá 145 quilômetros, conectando o Contorno Viário da Grande Florianópolis a Joinville. A via contará com três faixas em cada sentido e limite de velocidade de 120 km/h. O governador Jorginho Mello explicou que a ideia é que o Estado inicie a obra e os demais trechos sejam executados por meio de parceria público-privada.
A vice-governadora Marilisa Boehm afirmou que a obra representará um marco histórico para Santa Catarina. O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, detalhou os próximos passos para o início das construções.
O presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e prefeito de Itajaí, Robison Coelho, celebrou o fato de a obra começar pela região. O investimento total da rodovia deve ultrapassar R$ 7 bilhões. A reportagem é de Marcos Lampert.
Fonte: Governo de SC















