A operação de remoção de cabos obsoletos continua avançando pelas regiões urbanas de Tubarão. Durante os primeiros seis meses de 2026, foram eliminados 66,5 quilômetros de fiação sem utilização. A iniciativa é coordenada por uma força-tarefa liderada pela Celesc, com participação da prefeitura por meio da Cosip, do Conselho das Entidades (Conset) e de 26 empresas de internet e telefonia que atuam na cidade.
Os trabalhos já percorreram vias dos bairros Dehon, Oficinas, Morrotes, Vila Esperança e Centro. “Já realizamos nove etapas de retirada de fios em 2026 e seguimos avançando com iniciativas que tornam os espaços públicos mais seguros e organizados. A retirada dos cabos irregulares ou sem uso melhora a mobilidade e reforça o compromisso do município com o desenvolvimento urbano”, declarou o vice-prefeito Denis Matiola, que acompanha e fiscaliza as operações.
A meta é remover cabos antigos ou sem serventia que ainda se mantêm nos postes, contribuindo para a proteção dos cidadãos e o embelezamento da paisagem urbana, diminuindo a poluição visual e promovendo uma cidade mais estruturada. A próxima fase está programada para quinta-feira, dia 2, na Avenida Presidente Getúlio Vargas.
Fonte: Pref. de Tubarão


















