CIDADEOperação Limpa Fios retira 4,2 toneladas de cabos em Criciúma no semestre

publicidade

A Operação Limpa Fios, promovida pela Prefeitura de Criciúma para organizar a fiação aérea e eliminar cabos inativos, irregulares ou obsoletos dos postes de energia elétrica, executou oito intervenções no primeiro semestre de 2026, retirando 4,2 toneladas de cabos sem uso em cinco áreas do município. A iniciativa, que visa aprimorar a mobilidade, a segurança e a estética urbana, é conduzida pela Diretoria Municipal de Iluminação e Monitoramento em colaboração com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e empresas de telecomunicações.

Dentre os locais contemplados estão as avenidas Luiz Rosso (bairro São Luiz), dos Imigrantes (Distrito de Rio Maina) e Getúlio Vargas (Centro), além de vias nas regiões central, Comerciário e Michel. Considerando também o ano de lançamento, 2025, quando foram quatro ações, o total de cabos removidos alcança cerca de 8,2 toneladas. Desde o início, foram realizadas 12 etapas, abrangendo seis bairros e mais de 20 vias.

De acordo com o prefeito Vagner Espindola, a operação resulta de uma parceria entre a administração municipal e as empresas, que enviam equipes e veículos coordenados para a retirada dos fios. “As ações seguem um cronograma estratégico e já atingiram diversas regiões de Criciúma. Além de embelezar a cidade, melhora a mobilidade urbana e traz mais segurança para pedestres e motoristas”, afirmou.

O vice-prefeito Salésio Lima destacou que as operações são planejadas de forma dinâmica e conjunta com a Celesc. “Esse mapeamento contínuo permite identificar as maiores necessidades de cada local e garantir agilidade e eficiência. Pretendemos manter as ações no centro e expandi-las para os bairros”, disse.

No primeiro ano da operação, 2025, foram retiradas cerca de 4 toneladas de cabos inutilizados em cinco ações em diferentes vias, como as ruas Joaquim Nabuco e Almirante Barroso (áreas residenciais), Marechal Deodoro e Coronel Marcos Rovaris (Centro), além de Abílio Paulo e Dolário dos Santos.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, João Paulo Casagrande, ressaltou o impacto positivo do volume recolhido. “Os montantes são expressivos a cada etapa, e o trabalho segue neste ano. Essas operações são fundamentais para reduzir riscos de acidentes com cabos caídos e promover um visual urbano mais limpo e organizado”, concluiu.

Fonte: Pref. de Criciúma

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe

publicidade