Uma nova troca de prisioneiros de guerra entre Rússia e Ucrânia resultou na libertação de 320 militares, conforme divulgado pelo Ministério da Defesa russo nesta sexta-feira (26). Dos libertados, 160 soldados russos foram levados para Belarus, onde receberão assistência médica e psicológica antes de seguir para a Rússia.
Do lado ucraniano, outros 160 soldados foram devolvidos. O presidente Volodymyr Zelensky informou que a maioria deles estava em cativeiro desde 2022, capturados em batalhas nas regiões de Mariupol, Zaporizhzhia, Kiev e Sumy. Segundo o líder ucraniano, o total de prisioneiros repatriados desde o início do conflito já ultrapassa 9,5 mil.
Em maio deste ano, Kiev e Moscou haviam acordado a libertação gradual de mil prisioneiros de cada lado. A troca atual ocorre em meio ao impasse nas negociações de paz, que perderam força após o principal mediador, os Estados Unidos, se envolverem em um conflito com o Irã.
Analistas apontam que, apesar dos esforços humanitários, as divergências políticas e militares entre os dois países continuam profundas, dificultando um avanço significativo nas discussões diplomáticas.
Fonte: Na Hora da Notícia





















